quarta-feira, 15 de junho de 2011

Iluminação Pública em Cametá

Cametá é uma linda cidade e um belo município. A feira livre, com ares de idade média que me fascinam, possibilita aos cametaenses e ao visitante comprar peixe da maré, peixe fresco ainda batendo o rabo, além de comprar aviú, camarão, açaí em caroço para bater e tomar um vinho bem grosso. Não se pode perder de vista o saboroso mapará, um dos deliciosos peixes da região.

É um município com mais de 360 anos de história.

À noite, é possível ouvir uma boa música no Bar do Gato, e em vinil se for o caso, batendo um bom papo, sabendo as notícias com o Flávio, o Gato, o dono do Bar do Gato.

Aldeia, a praia, também me fascina e aos amigos que para lá tenho levado. Pequena, mas aconchegante. Lá, tem peixe frito, o fifiti, peixe na manteiga, tucunaré ou pescada, uma gostosa caldeirada. Tem o Bar Brasil, do Brasil, onde tem o mapará fifiti.

A praça da cultura, embora destaco que faltam praças tanto nas vilas como na cidade como espaços de sociabilidade e lazer, possibilitam o brincar das crianças, o bate-papo com os amigos, uma caminhada, momentos de reflexão.


Cametá, o município, fascina com os rios, as pessoas amigas, as vilas com suas feiras principalmente aos domingos, embora problemas sociais precisem serem sanados, como a sempre busca por espaços de saúde somente na sede do município. O município é muito grande (são inúmeras ilhas, comunidades ribeirinhas, setores de estrada). Os postos nas vilas ainda não são bem equipados com qualidade, quando existem. O sistema de abastecimento de água potável é ainda precário: em pleno século XXI ainda está trelado ao sistema de energia da CELPA - quando falta energia, falta água; bom seria haver motores próprios, para quando não houvesse energia da CELPA, fossem ligados e a água continuasse a jorrar nas torneiras de um Porto Grande, vila de meu sogro e minha sogra, de uma Vila do Carmo, terra do amigo escritor Salomão Laredo.

Cametá é-me um fascínio, apesar de termos uma alta taxa de iluminação pública, a partir de aprovação da Câmara Municipal de Cametá, e ruas, travessas, esquinas, praças com pouca iluminação e espaços outros sem iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário